Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto   
Buscar
Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto   
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção Primária à Saúde- SAPS

 

Programa Saúde na Escola e atenção odontológica são temas de webinários em agosto

Data de publicação: 04/08/2022


Próximos encontros serão nos dias 10 e 17, com transmissão pelo canal do DataSUS sempre às 15h. Confira a programação


 
Imagem: Caderno Temático PSE Saúde Bucal/MS

 

A escola é um espaço privilegiado para práticas de promoção da saúde e de prevenção de doenças, incluindo a higiene bucal de crianças e adolescentes. Por isso, os cuidados odontológicos e o Programa Saúde na Escola (PSE), que é fruto de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação, são os temas de três webinários que acontecem em agosto no canal do DataSUS no YouTube.
 
No dia 10, o encontro abordará tratamentos odontológicos individuais e coletivos de saúde no PSE, com atenção ao cenário pós-pandêmico. Confira a programação:

Já no dia 17, serão debatidos a prevenção e o manejo de traumas dentais no ambiente escolar. Ambos os webinários, que têm duração de cerca de 1h15, serão transmitidos ao vivo a partir das 15h.

O primeiro webinário da série aconteceu na última quarta-feira (3) e teve como tema a nova versão do caderno temático do PSE de Saúde Bucal, recentemente apresentada ao público durante o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Ciosp) deste ano. O encontro teve a participação do coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Wellington Mendes Carvalho, e dos técnicos da pasta Ana Beatriz de Souza Paes, Lucas Augustinho e Talitha Giovanna, representando o programa. Para assistir à gravação, clique aqui.
 
O ciclo de webinários é gratuito e voltado, especialmente, para educadores e trabalhadores das escolas públicas e privadas e para profissionais de saúde da Atenção Primária. 
 
Saiba mais
O Programa Saúde na Escola busca articular os espaços de aprendizagem às unidades básicas de saúde (UBS) nas comunidades. O cuidado com a boca e os dentes é um dos pilares do PSE e tem como objetivo desenvolver o autocuidado e minimizar riscos por meio de estratégias individuais e coletivas que contam com a participação de profissionais de educação e de saúde. As ações também contemplam a avaliação bucal e a vigilância sanitária.
 
Em junho, o Ministério da Saúde lançou o Caderno Temático do Programa Saúde na Escola - Saúde Bucal, cujo objetivo é traduzir conhecimento aos profissionais da educação e da saúde visando a uma maior efetividade do PSE; e o Guia de Bolso, que é voltado aos estudantes e conta com jogos e dinâmicas que reforçam os conhecimentos de saúde bucal.
 
Confira, também, a animação do Ministério da Saúde sobre higiene oral infantil, que professores e profissionais de saúde podem utilizar nas aulas e atendimentos odontológicos: https://www.youtube.com/watch?v=9CCKg-6vr3g 
 


Fonte: - Autor(es): -