Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto   
Buscar
Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto   
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção Primária à Saúde- SAPS

 

Saúde lança mais três linhas de cuidado em parceria com IATS

Data de publicação: 11/03/2022


Conteúdos apresentam fluxos para atendimento à dor torácica no adulto, asma e síndrome de infecção congênita pelo vírus zika (SCZ)




O Ministério da Saúde vem desenvolvendo uma série de ações no âmbito da vigilância e da atenção à saúde com ênfase na qualidade assistencial. Nesse contexto, foram lançadas mais três linhas de cuidado: Dor Torácica no Adulto, Asma e Síndrome de Infecção Congênita pelo vírus Zika (SCZ). Realizado em parceria com Instituto para Avaliação de Tecnologia em Saúde (Iats), o projeto apresenta um conjunto de informações para ajudar profissionais de saúde, gestores públicos e a população a identificar e tratar doenças.

Os materiais estão disponíveis na plataforma Linhas de Cuidado (LC), ferramenta interativa que já reúne orientações sobre outros temas em saúde e que descreve o fluxo assistencial mais adequado aos usuários, nos diferentes pontos de atenção do Sistema Único de Saúde, tendo a Atenção Primária à Saúde como a coordenadora do cuidado e ordenadora da Rede de Atenção. Confira a plataforma neste link.

De acordo com o Secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara, as LC ajudam a organizar os serviços prestados pelos SUS. “Com o projeto, queremos padronizar e integrar ações e serviços, com foco no cuidado centrado no paciente, para qualificar o diagnóstico preciso, com rápida intervenção de condições agudas e, sempre que necessário, o encaminhamento seguro para a Atenção Especializada”, disse.

Linha de Cuidado Dor Torácica no Adulto

Em geral, no atendimento a usuários com queixas de dor torácica na APS, observa-se que grande parte das causas de dor torácica é de origem não cardíaca. Entretanto, as equipes devem estar preparadas para fazer o diagnóstico e o adequado manejo clínico da dor torácica potencialmente grave. A LC Dor torácica no adulto busca dar apoio às equipes de saúde para que consigam realizar a identificação da dor que ofereça risco de vida. O material dá suporte na tomada de decisão para o encaminhamento aos serviços de urgência ou para o início de algum tratamento com especialistas.

Linha de Cuidado da Asma

A identificação de fatores de risco e o diagnóstico precoce da asma são ações que devem ser realizadas dentro dos serviços da APS, bem como o encaminhamento, em tempo oportuno, para a Atenção Especializada. A Linha de Cuidado da Asma apresenta informações sobre o planejamento terapêutico, descreve a avaliação clínica, o cuidado em condições especiais (pré-escolares, gestantes e idosos), fluxo de encaminhamento e acompanhamento longitudinal em todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde. O conteúdo fornece importantes informações sobre a asma para o usuário, enfatizando "como tratar” e “onde tratar".  Já para gestores, a LC auxilia no processo de implantação, fornecendo dados que colaboram na organização da rede de atenção à saúde, de acordo com os contextos municipais ou regionais.

Linha de Cuidado da Síndrome de Infecção Congênita pelo vírus Zika (SCZ)

A Linha de Cuidado da Síndrome de Infecção Congênita pelo vírus Zika (SCZ) apresenta as medidas de prevenção, diagnóstico precoce, acompanhamento e tratamento das crianças portadoras desse agravo. O material propõe diretrizes e ferramentas para instrumentalizar o profissional de saúde da APS para os cuidados dessa condição, de forma que, independentemente da complexidade do serviço em que a pessoa esteja sendo atendida, o vínculo com a APS seja mantido. Seu conteúdo descreve as ações de Vigilância em Saúde, o planejamento assistencial e o acompanhamento longitudinal.

A LC ainda oferece informações importantes para a criança diagnosticada, seus familiares e cuidadores, de forma a permitir que participem ativamente do percurso terapêutico de cuidado, assumindo o protagonismo desse processo. O conteúdo também apresenta dados que podem auxiliar na organização da RAS de acordo com os contextos municipais e/ou regionais.

O projeto

As Linhas de Cuidado são um projeto da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) em parceria com o Instituto para Avaliação de Tecnologia em Saúde (Iats). Elas foram desenvolvidas com base em levantamento de dados de protocolos, diretrizes e normas técnicas previamente estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde estaduais e municipais. As linhas não só auxiliam os profissionais de saúde a elaborar estratégias de prevenção, rastreio e atenção aos pacientes, como também ajudam a população a saber quais serviços públicos deve procurar e os cuidados recomendados para cada caso e cada etapa do tratamento.

Estão em desenvolvimento 11 Linhas de Cuidado. Treze temas já estão disponíveis: AVC no adulto, hipertensão arterial sistêmica, transtorno do espectro autista na criança, HIV/Aids no adulto, obesidade no adulto, diabetes mellitus tipo 2, tabagismo, doença renal crônica, hepatites virais, puericultura, dor torácica no adulto, asma e síndrome de infecção congênita pelo vírus zika (SCZ).

 

 

 


Fonte: - Autor(es): -