Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto   
Buscar
Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto   
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção Primária à Saúde- SAPS

 

MS cria linhas de cuidado para tratar de diabetes mellitus e obesidade em adultos

Data de publicação: 01/10/2021


Projeto Linhas de Cuidado conta com plataforma interativa, conteúdos didáticos sobre diversas doenças e orientações técnicas que organizam o atendimento no SUS


Foto: Internet

Padronizar e integrar ações e serviços para, assim, descrever o caminho mais adequado no atendimento e no tratamento de pessoas no SUS, com foco na APS. Essa é a intenção do Linhas de Cuidado, projeto do MS que lança mais dois materiais para consulta: diabetes mellitus e obesidade em adultos

Produzido em parceria com o Instituto para Avaliação de Tecnologia em Saúde (Iats), o Linhas de Cuidado conta com plataforma interativa e conteúdos didáticos sobre diversas doenças e técnicas que organizam o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) – acesse aqui

Os temas da vez foram escolhidos por se tratarem de doenças que necessitam de assistência contínua e manutenção do cuidado. Para obter sucesso no controle do diabetes, é necessário um acompanhamento longitudinal, com foco na promoção de um estilo de vida saudável e mudanças de hábitos alimentares, bem como estimular a atividade física. 
 
Já a obesidade é uma doença crônica, redicivante, multifatorial, com forte predisposição genética e dependente da interação genes-ambiente (padrões de consumo de alimentos e de estilo de vida, individuais ou familiares). A abordagem deve ser centrada no indivíduo e sua família, considerando as necessidades de saúde e o ambiente em que está inserido. Os pacientes devem ser acompanhados por equipe multidisciplinar de forma integrada.

Os conteúdos, voltados para profissionais de saúde, mas também disponíveis para toda a população, descrevem o caminho que o paciente deve percorrer e o encaminhamento que as equipes devem prescrever no atendimento. Além disso, as Linhas de Cuidado trazem informações relativas às ações e atividades de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação a serem desenvolvidas por equipe multidisciplinar em cada serviço de saúde.

Os materiais podem ser acessados pelo computador, smartphone, tablet, utilizando a ferramenta no momento do atendimento ao paciente. Também estarão disponíveis em formato PDF para download e impressão. 

Foco no cuidado
Um dos objetivos da Linha de Cuidado é focar no cuidado da pessoa e fortalecer a Rede de Atenção à Saúde (RAS) ao promover a integração de ações e serviços, caracterizada pela formação de relações horizontais desde a unidade de saúde na Atenção Primária até os serviços especializados. Para construção das Linha de Cuidado Diabetes Mellitus e Obesidade em Adultos foram realizados levantamento de dados de protocolos, diretrizes e normas técnicas previamente estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde estaduais e municipais. O Ministério da Saúde também lançou as linhas de cuidado de HIV/Aids, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial sistêmica (HAS) e transtorno do espectro autista (TEA). 
Outras 18 linhas ainda serão lançadas pela plataforma. Entre os temas previstos estão câncer de mama, tabagismo, depressão, ansiedade e asma.

 
 


 


Fonte: - Autor(es): -