Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto   
Buscar
Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto   
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção Primária à Saúde- SAPS

 

Curso aprimora o registro de dados em saúde na Atenção Primária

Data de publicação: 04/08/2021


O conteúdo é interativo e aborda terminologias de sistemas e códigos já utilizados pelos profissionais. A capacitação é gratuita na modalidade de ensino a distância


 


O Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), disponibiliza o curso Terminologias em Registro de Atenção Primária à Saúde. O ensino pretende capacitar os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde do País no registro de dados, usando de maneira mais adequada os termos e padrões de sistemas de referência. A capacitação é gratuita e por meio da modalidade de ensino a distância.
 
O foco principal é preparar os profissionais para lançar os dados em saúde com qualidade e mostrar como isso poderá melhorar a prestação do cuidado. Essa oferta é voltada para médicos, enfermeiros, odontólogos e todos os profissionais de nível superior que atuam nos serviços de APS e que fazem registros clínicos.
 
Já são utilizadas terminologias como o Sistema de Classificação Internacional da Atenção Primária (CIAP2), o Código Internacional de Doenças, na versão 10 (CID) e a Tabela de Procedimentos do SUS (SIGTAP).  Essa ação do Ministério da Saúde foi preparada para tornar as tarefas diárias de registro de dados sobre a saúde das pessoas ainda melhor, por meio do emprego das terminologias. 

Leia também: Como qualificar o registro de dados na APS?
 
Para quem usa, mesmo assim, é possível aprimorar a inserção das informações. Para aqueles que não têm essa experiência, o curso facilitará a atividade do registro, pois servirá como guia. O curso pode ser acessado por celular, tablet, computador ou notebook, desde que conectados à internet. O conteúdo é composto por vídeos, infográficos e exercícios baseados nas tarefas diárias das Unidades de Saúde.
 
A capacitação dura 8 horas. Ao concluir a formação, o aluno receberá a certificação do cursista. A oferta será por meio do ambiente virtual de aprendizagem, que traz recursos como videoaulas, infográficos e exercícios comentados baseados nas tarefas diárias das unidades de saúde.  Além disso, o participante terá acesso a um livro digital, em formato PDF, que poderá baixar e consultar quando quiser.
 
A inscrição e o primeiro acesso são feitos diretamente no endereço eletrônico https://moodle-saude.dcc.ufmg.br/. Lá mesmo, o profissional fará o seu cadastro, terá seus dados validados e receberá uma mensagem de confirmação pelo e-mail informado na inscrição.
 
Serviço
Curso Terminologia em Registro de Atenção Primária à Saúde
Duração: 8 horas
Plataforma: https://moodle-saude.dcc.ufmg.br/
Contato: moodle-saude@dcc.ufmg.br

Foto: equipe Consultório na Rua (eCR) do Rio de Janeiro ( Divulgação: Assessoria da Secretaria de Atenção Primária à Saúde - Saps/MS)


Fonte: - Autor(es): -