Buscar
  
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Vigilância Alimentar e Nutricional



Parâmetros para avaliação nutricional

Para orientar a avaliação do estado nutricional na atenção básica, o Ministério da Saúde disponibilizou o documento "Protocolos do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN" que apresenta orientações para cada fase do curso da vida.

Quanto à avaliação de marcadores de consumo alimentar, o SISVAN Web apresenta dois formulários: um destina-se a crianças menores de cinco anos e o outro para indivíduos com 5 anos de idade ou mais. Essa divisão realizou-se de forma a captar melhor as práticas alimentares na infância, principalmente para identificar a prevalência e o tipo de aleitamento materno, além de caracterizar melhor o período de introdução de alimentos, tão importante para a saúde dos menores de cinco anos. O SISVAN recomenda a adoção destes formulários que irão caracterizar de forma ampla o padrão alimentar do indivíduo, não pretendendo quantificar a dieta em termos de calorias e nutrientes. São identificados os chamados "marcadores do consumo alimentar", que indicam a qualidade da alimentação.

As orientações quanto ao método e avaliação antropométrica estão disponíveis na Norma Técnica e Protocolos do SISVAN.

Saiba mais sobre a avaliação do estado nutricional de crianças e adolescentes, por meio das curvas de crescimento da Organização Mundial da Saúde, clicando aqui.