facebook   flickr   youtube   
Buscar
   facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Rede Cegonha



Balanças e Detectores Fetais

Em continuidade à ação de qualificação do Pré-natal na Atenção Básica, o Ministério da Saúde, por meio da estratégia Rede Cegonha, doará balanças antropométricas para Municípios prioritários do País e detectores fetais para todos os Municípios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Nos estados do Norte e do Nordeste esta ação já foi realizada em 2.243 Municípios, somando 19.392 mil detectores fetais.

Para a distribuição das 9.084 balanças antropométricas os municípios contemplados foram definidos a partir das informações do Censo realizado nas Unidades Básicas de Saúde do Brasil e do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) em 2012.

Os Termos de Doação devem ser preenchidos, assinados e entregues em três vias junto ao Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (NEMS) após o recebimento da balança antropométrica, diretamente no município e da retirada do detector fetal no NEMS. O prazo para entrega do termo de doação é 60 dias após a doação.

Após confirmação de entrega, o Ministério da Saúde, através do Departamento de Atenção Básica (DAB) irá informar o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) e a Coordenação Estadual de Atenção Básica do respectivo Estado sobre a entrega dos detectores fetais nos Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde (NEMS), e solicitará que os mesmos divulguem estas informações para os Municípios realizarem a retirada dos equipamentos.

Para facilitar o processo de entrega das balanças antropométricas nos Municípios e de retirada dos detectores fetais nos Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde (NEMS), o Departamento de Atenção Básica (DAB) disponibiliza, abaixo, alguns documentos com as orientações necessárias.

Importante ressaltar, que alguns documentos estão em processo de atualização.


Documentos relacionados:
  - Orientações para preenchimento do Termo de Doação – Balança Antropométrica
  - Orientações para preenchimento do Termo de Doação – Detector Fetal
  - Termo de Doação – Balança Antropométrica
  - Termo de Doação – Detector Fetal
  - Lista de municípios contemplados – Balança Antropométrica
  - Lista de municípios contemplados (Norte e Nordeste) – Detector Fetal
  - Lista de municípios contemplados (Sul, Sudeste e Centro Oeste) – Detector Fetal
  - UBS contemplada (por município) – Balança Antropométrica
  - Informações da DICON (atualizado em agosto de 2016)