Buscar
  
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

SB Brasil 2020



SB Brasil 2020

O que é?

O SB Brasil é um estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira. Os quatro grandes levantamentos nacionais (realizados em 1986, 1996, 2003 e 2010) foram de relevantes para a construção de uma consistente base de dados relativa ao perfil epidemiológico de saúde bucal da população brasileira. No ano de 2020, realizaremos o 5° levantamento epidemiológico, com aproximadamente 40 mil pessoas em várias regiões do país. Busca-se identificar as doenças mais prevalentes como a cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições da oclusão, traumatismo dentário e impacto das condições de saúde bucal na qualidade de vida, entre outros aspectos. O objetivo do projeto SB Brasil 2020 é proporcionar à gestão do SUS informações para o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal, nas esferas nacional, estaduais e municipais.

Essa pesquisa é fruto da parceria do Ministério da Saúde com universidades; no ano de 2020, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) conduzirá o levantamento epidemiológico articulado à Coordenação-Geral de Saúde bucal da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (CGSB/Saps) com apoio de secretarias estaduais e municipais de saúde, instituições representativas da odontologia, universidades e institutos de pesquisa em saúde pública.

 Pretende-se, com esse projeto, que dá continuidade às pesquisa feitas em 2003 e 2010, consolidar uma série histórica, contribuindo para as estratégias de avaliação e planejamento dos serviços, ao mesmo tempo em que se fortalece um modelo metodológico e demarca o campo de atuação do componente de vigilância à saúde da Política Nacional de Saúde Bucal.

O levantamento epidemiológico de saúde bucal “SB Brasil 2020” é parte essencial do componente de vigilância em saúde da Política Nacional de Atenção à Saúde Bucal – Brasil Sorridente. Através deste componente, a partir de 2000, foram realizados dois importantes inquéritos nacionais sobre a saúde bucal representativos da população brasileira, o Projeto SB Brasil 2003 e o Projeto SB Brasil 2010. O levantamento epidemiológico realizado em 2003 subsidiou a concepção da Política Nacional de Saúde Bucal reforçando a incorporação das Equipes de Saúde Bucal (ESB) na Estratégia Saúde da Família e a criação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). As informações obtidas nestes estudos contribuíram para elaboração de uma consistente base de dados do perfil epidemiológico de saúde bucal da população brasileira. Anteriormente, outros dois levantamentos nacionais em saúde bucal foram feitos em 1986 e 1996.

Serão realizados exames bucais nos domicílios e aplicados questionários em domicílios para avaliar a prevalência e os principais agravos bucais, assim como fatores relacionados à situação socioeconômica, acesso a serviços odontológicos e percepção de saúde.

Mês/Ano Ação
Janeiro/2020 Finalização da consulta pública do projeto.
Maio/2020
  • Envio dos materiais os estados.
  • Oficina com referências regionais.
  • Junho/2020
  • Calibração dos avaliadores do estudo.
  • Desenvolvimento estudo Piloto.
  • Julho a Outubro/2020 Coleta dos dados.
    Janeiro/2021 Elaboração do relatório final.
    Abril/2021 Divulgação relatório final.