As diretrizes buscam estimular o desenvolvimento, a disseminação e a promoção do acesso às recomendações baseadas em evidências científicas, para favorecer as melhores decisões na escolha do tratamento e da prática a serem aplicados por cirurgiões-dentistas da Atenção Primária. A iniciativa governamental envolve pesquisadores, cirurgiões-dentistas e gestores na elaboração de recomendações para a prática clínica. Esse processo envolve diversos temas no âmbito do atendimento à saúde bucal.
Em 2022 o Ministério da Saúde, em colaboração com a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), por meio do Global Observatory for Dental Care - GODeC, assumiu o compromisso de publicar 22 diretrizes clínicas, com temas distintos, produzidas com rigor metodológico e participação de especialistas da área.
São 22 Diretrizes Clínicas para a APS, com 5 disponíveis preliminarmente, 2 submetidas a consultas públicas (Avaliação de Lesões Potencialmente Malignas e Manejo de Lesões Profundas de Cárie) e o título Tratamento Odontológico à Gestante já publicado nas versões resumida e estendida.
Confira: