Buscar
  
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Programa Academia da Saúde



Monitoramento via e-Gestor

Monitoramento do Programa Academia da Saúde

O Ministério da Saúde (MS), em conjunto com as Secretarias Estaduais de Saúde, desenvolveu, em 2012, questionários alojados na ferramenta FormSUS, destinados aos Estados e Municípios para captar dados complementares à gestão do Programa, que não estavam disponíveis ou não faziam parte dos objetivos dos sistemas de informação da Atenção Básica e Vigilância em Saúde. Desde então, anualmente, a Secretaria de Vigilância em Saúde coordenou o processo de mobilização, disponibilização dos questionários, análise e devolutiva nacional das informações para subsidiar a gestão do Programa pelas três esferas de gestão do SUS. Em 2018, o Departamento de Atenção à Saúde da Secretaria de Atenção à Saúde passa a coordenar este processo no país com o objetivo de fortalecer a estratégia em conformidade com as diretrizes das políticas nacionais de Promoção da Saúde, de Atenção Básica e de Alimentação e Nutrição e com os objetivos e as diretrizes da Portaria de Consolidação nº 5, de 28 de setembro de 2017. A partir de 2018 o formato de questionário FormSUS é substituído por um sistema de monitoramento próprio do Academia da Saúde, desenvolvido na plataforma e-Gestor da Atenção Básica, foco deste Manual, juntamente com os instrumentos e formas de acesso e preenchimento. O novo formato permitirá amplo acesso aos responsáveis pelo Programa nos Estados e Municípios, bem como, caracteriza-se como um importante passo para institucionalização da iniciativa como parte do planejamento e gestão na esfera federal do Programa Academia da Saúde. Para tanto, o processo requer ampla participação do Ministério da Saúde, Estados e Municípios de forma compartilhada, e, assim, conferir sincronia e ampla participação dos públicos aos quais se destinam os questionários.

Entendendo a Plataforma e-Gestor

O e-Gestor Atenção Básica (AB) é uma plataforma WEB para centralização dos acessos e perfis do Sistemas da AB, que também tem o objetivo de agrupar informações próprias para os Gestores Estaduais e Municipais.
Cada tipo de perfil possui funcionalidades específicas:
  • Fundo Municipal de Saúde/Distrito Federal:
    possui perfil para cadastrar, alterar, excluir e reativar usuários com perfil de Gestor da Atenção Básica Municipal ou do Distrito Federal;
  • Fundo Estadual de Saúde:
    possui perfil para cadastrar, alterar, excluir e reativar usuários com perfil de Gestor da Atenção Básica Estadual;
  • Gestor da Atenção Básica Estadual:
    possui perfil para cadastrar, alterar, excluir e reativar gestor do programa da Atenção Básica;
  • Gestor da Atenção Básica Municipal:
    possui perfil para cadastrar, alterar, excluir e reativar gestor do programa da Atenção Básica;
  • Gestor do Programa Estadual da Atenção Básica:
    possui perfil para cadastrar, alterar, excluir e reativar os demais usuários;
  • Gestor do Programa Municipal da Atenção Básica:
    possui perfil para cadastrar, alterar, excluir e reativar os demais usuários;
  • Demais Usuários:
    possui perfil para alterar seu cadastro, recuperar senha e acessar o sistema no qual seu perfil foi atribuído
É necessário que o Gestor da Atenção Básica Municipal/Estadual tenha acesso (login e senha) à plataforma e-Gestor Atenção Básica ( https://egestorab.saude.gov.br/). O perfil de Gestor da Atenção Básica Municipal/Estadual é que faz o cadastro e/ou a vinculação de usuários ao Sistema Academia da Saúde no perfil Gestor do Programa Municipal/Estadual.
O Gestor da Atenção Básica Municipal poderá cadastrar mais de um Gestor do Programa Municipal no Sistema Academia da Saúde e também poderá cadastrar mais de um Técnico Municipal.
O Gestor da Atenção Básica Estadual poderá cadastrar mais de um Gestor do Programa Estadual no Sistema Academia da Saúde.
Caso em seu Município/Estado ainda não exista nenhuma pessoa cadastrada com o perfil de Gestor da Atenção Básica (AB) Municipal/Estadual, é necessário que o Gestor do Município/Estado (Prefeito ou Secretário ou pessoa designada por ele), o qual possui o usuário (CNPJ) e senha do Fundo Municipal/Estadual de Saúde, realize esse cadastro. As informações de CNPJ e senha do Fundo Municipal/Estadual de Saúde são fornecidas pela DICON do seu estado (o contato de cada DICON pode ser encontrado no seguinte link: http://www.fns2.saude.gov.br/unidadesestaduais.asp).
A estrutura de monitoramento do Programa Academia da Saúde é formada por cinco questionários:

  1. QUESTIONÁRIO PARA O GESTOR ESTADUAL:
    este questionário visa captar informações relacionadas ao apoio destinado a implantação e implementação do Programa Academia da Saúde no seu Estado. É de suma importância o preenchimento completo, pois as informações serão utilizadas para aprimorar a Gestão do Programa Academia da Saúde, bem como contribuir para identificação de melhores iniciativas que promovam o alcance dos objetivos do Programa em todo país. Cada Secretaria Estadual deverá responder um formulário da GESTÃO ESTADUAL do Programa. As informações levantadas serão utilizadas, exclusivamente, para o aprimoramento do Programa Academia da Saúde. ATENÇÃO: DEVERÁ ser respondido, preferencialmente, pelo (a) Gestor (a) do Programa no Estado.
  2. QUESTIONÁRIO PARA GESTOR MUNICIPAL:
    este questionário visa captar informações relacionadas ao apoio destinado a implantação e implementação do Programa Academia da Saúde no seu Município. É de suma importância o preenchimento completo, pois as informações serão utilizadas para aprimorar a Gestão do Programa Academia da Saúde, bem como contribuir para identificação de melhores iniciativas que promovam o alcance dos objetivos do Programa em todo país. Cada Secretaria Municipal deverá responder um formulário da GESTÃO MUNICIPAL do Programa. As informações levantadas serão utilizadas, exclusivamente, para o aprimoramento do Programa Academia da Saúde ATENÇÃO: DEVERÁ ser respondido, preferencialmente, pelo (a) Gestor (a) do Programa no município. Ex.: Secretário (a), Coordenador (a) da Atenção Básica ou de outra coordenação responsável pelo Programa.
  3. QUESTIONÁRIO PARA GESTOR MUNICIPAL: (Polos habilitados com construção não iniciada):
    este questionário visa captar informações relacionadas ao apoio destinado a implantação e implementação do Programa Academia da Saúde no seu Município. É de suma importância o preenchimento completo, pois as informações serão utilizadas para aprimorar a Gestão do Programa Academia da Saúde, bem como contribuir para identificação de melhores iniciativas que promovam o alcance dos objetivos do Programa em todo país. As informações levantadas serão utilizadas, exclusivamente, para o aprimoramento do Programa Academia da Saúde. Cada Secretaria Municipal deverá responder um formulário da GESTÃO MUNICIPAL do Programa. As informações levantadas serão utilizadas, exclusivamente, para o aprimoramento do Programa Academia da Saúde ATENÇÃO: DEVERÁ ser respondido, preferencialmente, pelo (a) Gestor (a) do Programa no município. Ex.: Secretário (a), Coordenador (a) da Atenção Básica ou de outra coordenação responsável pelo Programa.
  4. QUESTIONÁRIO PARA GESTOR MUNICIPAL: (Polos com obra iniciada
    Este questionário visa captar informações relacionadas ao apoio destinado a implantação e implementação do Programa Academia da Saúde no seu Município. É de suma importância o preenchimento completo, pois as informações serão utilizadas para aprimorar a Gestão do Programa Academia da Saúde, bem como contribuir para identificação de melhores iniciativas que promovam o alcance dos objetivos do Programa em todo país. As informações levantadas serão utilizadas, exclusivamente, para o aprimoramento do Programa Academia da Saúde. Cada Secretaria Municipal deverá responder um formulário da GESTÃO MUNICIPAL do Programa. As informações levantadas serão utilizadas, exclusivamente, para o aprimoramento do Programa Academia da Saúde ATENÇÃO: DEVERÁ ser respondido, preferencialmente, pelo (a) Gestor (a) do Programa no município. Ex.: Secretário (a), Coordenador (a) da Atenção Básica ou de outra coordenação responsável pelo Programa.
  5. QUESTIONÁRIO PARA POLO EM FUNCIONAMENTO:
    este questionário visa captar informações relacionadas ao funcionamento do polo (atividades, serviços, desenvolvimento, público participante, horários, profissionais envolvidos, entre outros...), com o objetivo de fortalecermos conjuntamente o monitoramento e apoio técnico em todo o país. É de suma importância o preenchimento completo, pois as informações serão utilizadas para aprimorar o Programa Academia da Saúde, bem como contribuir para identificação de melhores iniciativas que promovam o alcance dos objetivos do Programa em todo país. Cada Polo deverá responder um questionário de POLO EM FUNCIONAMENTO. As informações levantadas serão utilizadas, exclusivamente, para o aprimoramento do Programa Academia da Saúde. ATENÇÃO: DEVERÁ ser respondido, preferencialmente, pela pessoa mais próxima do desenvolvimento das ações do Programa.
Para mais informações acesse o Manual do Monitoramento Programa Academia da Saúde Ciclo 2019: AQUI


>> Monitoramento do Programa Academia da Saúde – Ciclo 2019

Manual do Monitoramento Programa Academia da Saúde Ciclo 2019

Apresentação Monitoramento do Programa Academia da Saúde Ciclo 2019


>> Monitoramento do Programa Academia da Saúde – Ciclo 2017

O Monitoramento 2017 já está encerrado e contou com 95% de participação! Para saber mais, clique aqui


>> Monitoramento do Programa Academia da Saúde – Ciclo 2016

Relatório Nacional: Panorama Nacional de Implantação e Implementação do Programa Academia da Saúde 2016. Clique aqui


>> Monitoramento do Programa Academia da Saúde – Ciclo 2015

>>Relatório nacional